Super Dicas

10 truques com o micro-ondas que você não sabia

1. “Fritar” bacon sem bagunça

Cubra um prato com três folhas de papel-toalha e espalhe o bacon em fatias ou cubinhos pequenos formando uma camada única. Coloque mais uma folha de papel-toalha por cima e leve ao micro-ondas até ficar crocante (aproximadamente 2 minutos).

2. Descascar dentes de alho

Para remover a casca do alho mais facilmente e sem deixar cheiro nas mãos, coloque os dentes sobre o prato do micro-ondas e aqueça-os por 8 a 12 segundos – não mais do que isso para não queimar. Retire-os com cuidado, pois estarão bem quente. A casca se soltará quase sozinha.

3. Parar de chorar ao cortar cebola

Retire a parte de cima e de baixo da cebola, leve-a ao micro-ondas em potência alta por 30 segundos e corte-a sem chorar. Isso é possível porque o calor evita a liberação das substâncias voláteis que irritam os olhos e fazem surgir as lágrimas.

4. Tirar a pele do tomate

Para tirar a pele do tomate de forma fácil, basta fazer um X na parte de baixo com auxílio de uma faca e colocar no micro-ondas por 30 segundos. Caso o tomate seja muito grande e a pele não tenha se soltado, aqueça-o por mais 15 segundos até ver a casca saindo.

5. Torrar castanhas e nozes

Espalhe meia xícara de castanhas, nozes, amêndoas, avelãs ou outras oleaginosas em um prato, acrescente meia colher de chá de manteiga ou margarina derretida e misture bem.

Coloque no micro-ondas por um minuto em potência alta e verifique o ponto. Se as castanhas e nozes ainda não estiverem bem torradas, misture novamente e aqueça por mais um minuto.

6. Tirar mais suco do limão

Antes de espremer o limão, coloque-o no micro-ondas por 10 a 20 segundos e role-o sobre a mesa ou a pia. Com o calor e a pressão, as células da fruta se rompem mais facilmente, liberando mais suco quando você cortá-la.

7. Fazer espuma de leite para cappuccino

Coloque meia xícara de leite semidesnatado em um recipiente com tampa próprio para micro-ondas, feche bem e agite vigorosamente até formar uma espuma. Aqueça por 15 a 20 segundos para estabilizar e adicione ao cappuccino.

8. Desidratar ervas frescas

Para ter temperos naturais sempre à mão na hora de finalizar seus pratos, você pode usar o micro-ondas para desidratar ervas como alecrim, orégano, salsinha, sálvia e tomilho, entre outras.

Depois de lavar e secar as ervas frescas, distribua-as sobre um prato coberto com duas folhas de papel-toalha e coloque mais uma folha por cima de tudo.

Aqueça em potência média por 30 segundos, verifique como as ervas estão e repita o procedimento até elas desidratarem por completo.

9. Higienizar a esponja e os panos da pia

Panos de cozinha e esponjas que não têm face metálica podem ser levados ao micro-ondas para eliminar as bactérias. Para isso, aqueça-os ainda úmidos por 2 minutos em potência alta e retire-os com cuidado para não se queimar.

10. Eliminar os germes da tábua de corte

De modo a evitar a contaminação cruzada entre alimentos, você pode utilizar o micro-ondas para desinfetar sua tábua de cortes, seguindo o mesmo princípio da dica anterior.

Para isso, depois de lavar bem a tábua com água e detergente, esfregue-a com limão e aqueça-a por 1 minuto na potência máxima.

Receba Ofertas